Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Rede Globo vence em duas categorias do prêmio Emmy Internacional

A novela Lado a Lado e a atriz Fernanda Montenegro venceram o prêmio. Evento é considerado o Oscar da televisão mundial. A Rede Globo venceu em duas categorias do prêmio Emmy Internacional, considerado o Oscar da televisão, realizado na segunda-feira (25), em Nova York. Emissoras de 19 países concorreram ao prêmio. A Globo estava na disputa com cinco indicações. O ator Cauã Reymond foi um dos apresentadores do prêmio. O primeiro prêmio da noite foi para melhor série dramática. A Globo estava na lista com O Brado Retumbante, a história de um advogado que assume a presidência da República da noite para o dia. A França levou a estatueta. Em seguida, Marcos Palmeira concorreu ao prêmio de melhor ator, pela série Mandrake, da HBO e Goritzia Filmes. O britânico Sean Bean foi o escolhido dos jurados. Na disputa de melhor atriz o páreo foi duro: Fernanda Montenegro enfrentou uma chinesa, uma britânica e uma sueca e ganhou o prêmio. A atriz interpretou Dona Picucha na comédia Doce de Mãe, uma co-produção com a Casa de Cinema de Porto Alegre. A atriz, que já foi indicada ao Oscar pelo filme Central do Brasil, disse que não esperava a premiação e fez uma dedicatória especial: “Aos meus netos, ao Joaquim, ao Davi e ao Antônio, porque é o meu futuro para daqui a 100 anos, 200 anos. Longe de mim dizer que eu estou concluindo a minha vida, não é isso, mas eu acho que os meus netos é que estão comigo lá no futuro". Na categoria comédia, a Globo concorreu com o seriado Como Aproveitar o Fim do Mundo, de Fernanda Young e Alexandre Machado, mas quem levou o Emmy foi o Reino Unido. Das quatro indicadas na categoria telenovela, duas eram brasileiras: Avenida Brasil, um grande sucesso que já foi vendida para 124 países e dublada em 17 idiomas, e Lado a Lado, novela que se passava no Rio de Janeiro no início do século XX. Lado a Lado foi a grande vencedora. “Eu dedico para o Morro da Providência, no Rio de Janeiro, porque foi o nosso cenário. É um sítio histórico muito importante para o Brasil, porque é um dos berços do samba e eu acredito firmemente que o samba é o traço principal da nossa cultura nacional", afirma João Ximenes Braga, autor da novela. "Eu estou muito feliz, realmente estamos todos exultantes por esse resultado”, comemora Thiago Fragoso, que atuou em “Lado a Lado”. Foi uma noite que entrou para a história. “Acima de tudo é o reconhecimento da cultura brasileira através da nossa obra da televisão. É o reconhecimento de uma novela. O interessante é que o grande comentário antes da premiação era qual das duas novelas brasileiras ganharia o prêmio, Lado a Lado ou Avenida Brasil, prova que a qualidade da novela brasileira é hoje reconhecida mundialmente e essa é a prova final, prova derradeira. E a Fernanda Montenegro obviamente é o reconhecimento de uma estrela maior da nossa cultura, a nossa dama maior do teatro brasileiro, da televisão brasileira, do cinema brasileiro. Justamente recebeu esse premio e o reconhecimento internacional”, afirma Carlos Henrique Schroder, diretor-geral da Rede Globo. Com as vitórias desta edição, a TV Globo soma dez prêmios Emmy Internacional. No ano passado, ganhou na categoria comédia, com A Mulher Invisível, uma co-produção com a Conspiração Filmes, e com O Astro, a nova versão da novela de Janete Clair. Em 2011, Laços de Sangue, uma co-produção com a SIC, exibida em Portugal, venceu na categoria telenovela. No mesmo ano, o Jornal Nacional foi premiado com o Emmy de jornalismo na categoria notícia, pela cobertura da invasão do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. Em 2009, a vitória foi da novela Caminho das Índias, de Glória Perez. O primeiro Emmy veio em 1981, com A Arca de Noé. No ano seguinte, venceu Morte e Vida Severina e, em 1983, o jornalista Roberto Marinho recebeu o prêmio na categoria direção.

0 comentários:

Postar um comentário